Encruzilhada Criativa: A Primeira Ação Formativa

Salve Povo Preto!
No mês em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra, estamos animados com os novos rumos que o Quilombo Cibernético vem trilhando. Em todos esses 3 anos resistindo através da escrita, pensando em diversas formas de fazer um jornalismo consciente, que acalenta a mente e o coração dos nossos, construindo narrativas que passam pela discussão de raça, gênero e classe. Pensando no melhor entendimento e valorização enquanto povo, estamos visando sempre o cuidado na nossa maneira de se comunicar, sempre de forma cuidadosa e com responsabilidade, de forma que não só nos sentimos informados, mas também, protegidos contra todo tipo de desinformação e gatilhos raciais que nos deparamos diariamente através dos veículos de comunicação.

Nessa mesma pegada entre trabalho e realizações, viemos informar que o portal foi contemplado pelo edital Corrinha Mendes, da lei Aldir Blanc (n° 14.017/2020). O edital de chamada pública, denominado “Corrinha Mendes (Socorro Mendes)”, consiste no credenciamento e propostas culturais e artísticas para apresentação, exibição, e ação formativa.

Maria do Socorro Mendes, mais conhecida como Corrinha Mendes, considerada símbolo do Carnaval de rua de João Pessoa, se tornou tão relevante nas folias que foi eleita rainha do bloco Cafuçus. Nascida em Nazarezinho, sertão da Paraíba, aos 6 anos foi morar em Cajazeiras, na mesma região. Aos 24 anos se mudou para capital, onde prestou o seu vestibular. Em João Pessoa se formou em História e foi professora em escolas públicas na cidade. Morreu em 2018, aos 63 anos.

Graças ao edital Corrinha Mendes 2021, vamos realizar uma ação formativa que contará com oficina e lives no YouTube, vamos debater juntos sobre retomada das atividades artísticas, processo criativo, ancestralidade e muito mais. A oficina se chama “Encruzilhada Criativa”, terá como base de narrativa artística, a cultura tradicional, audiovisual, e escrita. Nossos encontros serão nos dias 29 e 30 de novembro.

Encruzilhada Criativa tem como objetivo potencializar a criação artística de pessoas pretas e indígenas, a prática da fotografia cultural e do audiovisual independente. Iremos debater a importância da fotografia, pelo olhar negro e indígena, para registros de ambos povos. Teremos debates sobre a ancestralidade no processo criativo de artistas independentes, aulas e, sobre produções artísticas com dispositivos móveis.

Para a realização desse projeto, convidamos um time de curadoria massa de fotógrafos, cineastas e artistas independentes. Hilário Zeferino, Luádia Mabel e Gabriela Almeida, serão nossos ilustres convidados para construção desse projeto que consideramos a continuação da nossa resistência nesses anos, é início de novas perspectivas enquanto coletivo.

Contamos com a sua presença. ✊🏿💛

Se inscreva no link abaixo:

https://forms.gle/ivEwDaYLomRnuu5s6

Deixe um comentário

Um site WordPress.com.

Acima ↑

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora